0.0

O distrito de Bragança, situado no Nordeste Transmontano, é limitado a norte e a este por Espanha. É composto por duas regiões distintas: a norte, as regiões de maior altitude constituem a Terra Fria Transmontana, ou o Alto Trás-os-Montes, onde a paisagem é dominada pelos baixos declives do planalto trasmontano; a sul, fica a Terra Quente Trasmontana, de clima mais suave, marcada pelo vale do rio Douro e pelos vales dos seus afluentes.
O Douro constitui a característica geográfica mais importante, visto que serve de limite ao distrito ao longo de toda a sua fronteira sul, e da maior parte da fronteira oriental, até à extremidade nordeste do território português.
Pouco explorado ainda, o distrito de Bragança tem muito para oferecer a quem o visita. Desde cenários naturais e selvagens às vilas e aldeias de pedra carregadas de história a uma gastronomia regional muito rica e um estilo de vida ainda bastante marcado pelas tradições.
O porco é o rei da gastronomia transmontana Assado, cozido, salgado ou dependurado sob a forma de enchidos no fumeiro de todos os lares, o porco é desde há séculos a base da alimentação dos Transmontanos.
Dos principais pontos de interesse, destacam-se o Parque Natural de Montesinho, uma das maiores áreas protegidas de Portugal, a vila antiga e muralhada de Miranda do Douro e a vila de Torre de Moncorvo.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!