0.0

O distrito pertencente à província tradicional da Beira Baixa. Castelo Branco é dominado por três estruturas fundamentais: a região do vale do Tejo, de altitudes moderadas e poucos acidentes orográficos.
A norte, estende-se de nordeste para sudoeste uma segunda região, bastante mais acidentada, que compreende as serras de Alvelos, do Muradal, da Gardunha (1227 m) e da Malcata. A noroeste desta área, a Cova da Beira corresponde ao vale do rio Zêzere e de alguns dos seus afluentes. As maiores altitudes do distrito situam-se na serra da Estrela.
A Serra da Estrela é o grande cartaz turístico desta região, não só por ser uma espécie de mini estância de Inverno, mas também pela beleza encantadora do seu Parque Natural, pelas suas aldeias históricas e pela Rota dos 20 Castelos e Fortalezas.
O distrito de Castelo Branco possui vários castelos e vilas que merecem ser visitadas. É o caso das aldeias históricas de Monsanto, que inclui o povoamento lusitano da Serra de Penha Garcia, um castelo do século XII, magníficos solares do século XVIII e a igreja da paróquia e da Misericórdia (século XVI), e a aldeia granítica de Sortelha. A aldeia de Idanha-a-Velha, Conhecida pela sua beleza natural e pelos vestígios históricos que encerra, é um museu aberto e vivo que ressalta a herança dos mundos romano e visigótico em permanente (re)descoberta arqueológica.
Na cidade de Castelo Branco vale a pena visitar a antiga Praça Luís de Camões, actual Praça Velha, o Jardim do Paço Episcopal, o Parque da Cidade e o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, sedeado no antigo Paço Episcopal. Um dos produtos típicos da região são as colchas de linho bordadas com fio de seda natural, conhecidas como bordado de Castelo Branco, de inspiração oriental, que se tornaram conhecidas a partir de meados do século XVI.
Os habitantes de Castelo Branco chamam-se albicastrenses.
No que toca à gastronomia, Castelo Branco apresenta sempre uma mesa rica e variada. Para além do queijo da serra, bastante conhecido e apreciado, existem outros pratos típicos como as empadas de Castelo Branco, o cabrito assado, o laburdo, os enchidos, as papas de carolo, o arroz doce, as tigeladas, os biscoitos de azeite, as cavacas, as papas de milho e Cavacões, entre muitos outros.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!