Distrito de Leiria

10.0

Leiria possui 29 freguesias distribuídas por uma área de cerca de 565 Km2 e cerca de cem mil habitantes. Leiria nasceu da Collipo romana, fundada no século I a.C, que terá existido na colina de São Sebastião, nas proximidades de Andreus.
A geografia de Leiria é marcada pelas praias extensas e serras de paisagens espectaculares. Das manchas florestais existentes na região destaquem-se o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, onde a paisagem é dominada pelo calcário, o que lhe imprime invulgar beleza, e o Pinhal de Leiria , uma das maiores manchas naturais da região centro.
Neste distrito, dois mosteiros merecem uma visita, são eles o Mosteiro de Alcobaça, um dos maiores exemplos da arquitectura gótica portuguesa, e o da Batalha, o mais importante símbolo da Dinastia de Avis.
Local de fama pela sua indústria vidreira, a Marinha Grande proporciona excelentes passeios pela Rota do Vidro, assim como as praias de Peniche e da Nazaré que atraem tantos visitantes ao longo do anos.
O distrito de Leiria oferece uma riquíssima gastronomia tradicional, entre carnes, peixes e doçaria. Na zona costeira, os frutos do mar são a base da gastronomia local, com magníficas sopas de marisco, grelhados de peixe fresco e caldeiradas suculentas e o bacalhau.
Nas serras, a gastronomia faz uso da carne e das verduras e hortaliças. Entre os inúmeros exemplos temos a sopa saloia de hortaliça e feijão, a carne de porco, utilizada nos enchidos, o cozido à portuguesa, os queijos de ovelha e cabra e a broa de milho.
No campo da doçaria, não se pode deixar de mencionar a rica doçaria conventual à base de ovos moles, mel, amêndoas, leite e ovos.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!