0.0

Situado na coração da Serra de São Mamede e flanqueado pela Serra da Penha, declarada parque natural e perto da fronteira com Espanha, o distrito de Portalegre pertence na sua maior parte à província tradicional do Alto Alentejo, completando-se com alguns concelhos pertencentes ao Ribatejo.
A riqueza da sua flora e fauna que lhe vale a denominação de Parque Natural, fazem de Portalegre um local aprazível para a realização de percursos pedestres na natureza, nos quais podem ser observados animais como águias, veados e javalis selvagens que vivem entre florestas de castanheiros e carvalhos. A existência de megalitos indica que a região terá sido povoada em tempos pré-históricos. Apesar de ter origem romana, apresenta belas casas do período barroco e da Renascença.
A nível patrimonial, vale a pena visitar a Sé Catedral, o Museu Municipal e a Casa-Museu José Régio. No distrito de Portalegre encontram-se algumas das mais bonitas vilas do país, é o caso de Marvão, situada na escarpa da Serra de São Mamede, Castelo de Vide, Crato, Alter do Chão e Elvas.
A gastronomia do Concelho de Portalegre é rica e variada: Sopa de Tomate, Sopa de Batata, Sopa de Feijão com Couve, Alhada de cação, Sarapatel, Sopa de Cachola, Migas de Pão e de Batata. Quanto aos doces, imperam os de natureza conventual, como sejam os Rebuçados de Ovos, o Toucinho do Céu, o Manjar Branco e a Lampreia de Portalegre. No âmbito da doçaria mais tradicional têm-se os Bolos Fintos e as Boleimas.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!