10.0

O Distrito de Setúbal encontra-se localizado, maioritariamente, na Região da Lisboa e Setúbal, e com 4 dos seus 13 concelhos integrados na Região do Alentejo; situa-se a Sul do Tejo, na Costa Atlântica. Setúbal, a capital do distrito de Setúbal, situa-se na foz do rio Sado.
A Baía de Setúbal, com todas as qualidades e valores patrimoniais, ambientais e culturais que possui, passou a pertencer ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo em 14 de Novembro de 2002.
De interesse turístico são de salientar no distrito: a verdejante Serra da Arrábida, o monumento do Cristo-Rei, em Almada; e as praias da Costa da Caparica, a pitoresca aldeia piscatória de Sesimbra, o portinho da Arrábida, as ruínas romanas de Miróbriga em Santiago do Cacém, Santo André e Tróia, entre muitas outras.
Destaque ainda para a Igreja e Convento de Jesus, o Castelo de São Filipe, Forte de Santiago do Outão, Forte de Albarquel e as Muralhas de Setúbal.
A nível cultural, o distrito promove o Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal, uma das mais importantes manifestações culturais, e a Feira de Sant’Iago, que, com mais de quatro séculos de existência, continua a ser o principal certame do género na região, juntando o artesanato aos divertimentos, sem esquecer os espectáculos musicais.
Com uma orla marítima de excepcional riqueza piscícola, a identidade gastronómica da região afirma-se nos pratos de peixe, de que merecem especial referência a caldeirada, a feijoada de choco, a espetada de tamboril, o choco frito e a sopa do mar. Sem esquecer a variedade de pratos de peixe assado – da sardinha e do carapau ao linguado e ao salmonete –, nem a amêijoa, o camarão e a santola, iguarias que podem ser encontradas em esplanadas solarengas.
Na doçaria, as tortas, os queijinhos doces e os esses de Azeitão gozam, igualmente, de justa fama. É também destas paragens um dos grandes queijos portugueses: o queijo de Azeitão.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!