0.0

O Distrito de Viana do Castelo encontra-se no extremo Norte do território continental português, na Região de Entre Douro e Minho. Este distrito está situado entre os rios Minho e Neiva.
É uma região bastante montanhosa, com bastantes vertentes íngremes, propícias ao desenvolvimento de espécies selvagens, sendo, também por isso, uma das regiões do país com mais belezas naturais.
Viana do Castelo é feita de contrastes, oferecidos pelo mar, com as suas praias de areia fina e dourada, pelo monte de Santa Luzia, que desenha o horizonte e pelo rio Lima que banha as suas tranquilas praias fluviais. Tal paisagem convida a longos passeios, a pé ou de bicicleta, pela montanha.
A cidade de Viana do Castelo, sede de distrito, é uma cidade do século XIII (fundada em 1258). Na cidade moderna, que surgiu junto ao rio Lima, poderá encontrar ruas velhas onde ainda se sentem ecos da antiga cidade medieval.
A cidade é como um museu vivo, com inúmeros monumentos e casas nobres de diferentes períodos e estilos. Mas é também a capital do rico folclore do Minho, com uma importante indústria de artesanato e animadas romarias.
Como pontos de interesse de Viana do Castelo, saliente-se a praia do Cabedelo, local de eleição de muitos veraneantes, o Monte de Santa Luzia, de onde se obtém uma vista fantástica sobre o estuário do Lima, a cidade e o mar e a aldeia típica da Senhora do Minho situada no alto da Serra d'Arga.
O Bacalhau, cozido ou assado, é obrigatório nesta região, assim como os Rojões, também com pedaços de porco e cabrito assado, e o Sarrabulho, em papas ou arroz, com porco desfeito. Viana do Castelo pertence à região dos Vinhos Verdes.
Rabanadas, cavacas de Viana, sidónios, torta de Viana, meias-luas, e os doces à base de doce de ovos como os manjericos e barquilhos, entre outras variações, são obrigatórios para os mais gulosos.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!