Ermida de São Mamede de Janas

9.4

A rural Ermida de São Mamede de Janas, situada no lugar de São Mamede de Janas, concelho de Sintra, é um bonito templo, famoso pelas festividades religiosas em honra a São Mamede.

Esta é uma região de antiga ocupação humana, dizendo-se mesmo que o templo terá sido construído sobre um anterior edifício Romano, do qual ainda é visível parte do que se pensa ter sido o “podium”. De facto, há ainda quem defenda que o edifício seria ainda anterior à presença Romana no território.

A actual configuração data provavelmente de finais do século XVI ou mesmo XVII, numa estrutura circular, atribuída por muitos ao célebre Francisco d’Ollanda, contudo sem qualquer confirmação.
O alpendre exterior é uma das marcas rurais de muitos templos da região de Sintra, adossado a metade da capela, com três contrafortes.

A Ermida é famosa pelas festas acima referidas, de honra a São Mamede, que se realizam entre 15 e 17 de Agosto, com uma Romaria onde se conduz gado em volta do templo, em três voltas rituais no sentido contrário aos dos ponteiros do relógio.
Por norma, os donos dos animais depositam ex-votos acompanhados de oferendas agrícolas no interior da capela.
Diz-se que este Santo, protector do gado, além de curandeiro, defende das doenças e amansa o gado
Bravo.
Por estas alturas, a Ermida enche-se de visitantes e fiéis, que celebram a festividade.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!