7.5

O Faial é uma freguesia do concelho de Santana, situada na encantadora Costa Norte da maravilhosa Ilha da Madeira, a uma altitude de cerca de 219 metros.
Conta-se que o topónimo “Faial” derivará das muitas Faias (Myrica faya) aqui existentes, tendo a localidade se desenvolvido em torno de uma antiga ermida de Nossa Senhora da Natividade, que se diz ter sido armada interiormente a partir dum único grande tronco de cedro aí existente. A ermida terá sido destruída pelo caudal das Ribeiras da Metade e do Faial, construindo-se um novo templo em 1771.

Situada nas encostas acidentadas do Norte Madeirense, esta é uma localidade agrícola desde os primeiros tempos de colonização, mantendo ao longo dos séculos a sua faceta tradicional, rural e pacata. Daqui se acedem a algumas das mais bonitas Levadas Madeirenses, cursos de águas pluviais aproveitadas ao longo dos séculos, para aproveitamento e irrigação agrícola, que constituem hoje em dia das melhores ferramentas para conhecer o âmago desta “Pérola do Atlântico”.

Faial orgulha-se das suas bonitas paisagens natural, do seu ambiente rural, dos monumentos como a Igreja Matriz, totalmente remodelada no século XX, do Fortim da Famíia Catanho de Menezes, onde ainda estão alguns dos antigos canhões, ou mesmo dos muitos locais aprazíveis como a Foz da Ribeira do Faial, que oferece momentos de lazer únicos, ou de verdadeiros locais de contemplação como o Miradouro do Guindaste, a Penha de Águia ou a fantástica Reserva Natural da Fajã da Nogueira.

Terra de tradições ainda vivas, produzem-se na região, para além dos frescos produtos da terra, interessantes peças e objectos artesanais, tão típicos da Ilha da Madeira, como as peças em vime e os bordados regionais.
As festividades em honra a Nossa Senhora da Natividade (em Setembro) e ao Senhor Santíssimo Sacramento enchem de cor, tradição e devoção a localidade.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!