7.2

A bela Fajã da Caldeira de Santo Cristo situa-se na freguesia da Ribeira Seca, na costa norte da fabulosa Ilha de São Jorge, conhecida como a Ilha das Fajãs do Arquipélago dos Açores, e é provavelmente a mais famosa e bonita da Ilha.

Classificada como Reserva Natural, tal a sua importância e biodiversidade, e como Sítio de Importância Internacional, a Fajã da Caldeira de Santo Cristo alberga importantes espécies de fauna e flora, com destaque para as amêijoas presentes na belíssima Lagoa. De facto, a Lagoa da Fajã de Santo Cristo, de águas aprazivelmente quentes e calmas, é habitat para várias e interessantes espécies naturais, nomeadamente de avifauna, promovendo paisagens de grande deslumbre.

Aqui está também situada a Ermida de Santo Cristo, datada de 1835, hoje em dia local de peregrinação na Ilha, especialmente por alturas das Festas de Santo Cristo, anualmente no primeiro Domingo de Setembro.

O acesso à Fajã da Caldeira de Santo Cristo não é facil, contudo permite a contemplação de paisagens deslumbrantes através do seu percurso pedestre de acesso, conhecido pelo Percurso das Fajãs.

Esta Fajã é igualmente famosa entre os muitos praticantes de Surf e Bodyboard, dadas as boas condições que aqui encontram para este tipo de desporto.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!