6.8

Vila bem Alentejana, sede de concelho, situa-se numa zona onde a típica planície começa a registar pequenas ondulações e a adquirir altitude, Ferreira do Alentejo conta com uma história rica e interessante, com vestígios nos seus domínios da ocupação Visigótica e Romana.
Depois da reconquista cristã, Ferreira do Alentejo passou a pertencer à ordem de Santiago a quem cabia a jurisdição do Castelo (já desaparecido), que segundo algumas teorias terá mesmo sido fundado por um cavaleiro Templário.
O Património edificado de Ferreira do Alentejo é bem interessante, com uma forte componente religiosa, incluindo a Igreja Matriz (do século XVI), as Igrejas de Nossa Senhora da Conceição (que possui uma imagem da padroeira que acompanhou Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para a Índia e azulejos únicos do século XVII) e a da Misericórdia (do século XVI, ostentando o bonito pórtico Manuelino da demolida Capela do Espírito Santo), a Capela do Calvário, ou a Capela de Santa Maria Madalena.
Algumas casas senhoriais e palacetes são dignos de registo, como o Solar dos Viscondes, ou a Moradia D. Diogo Maldonado Passanha, ou o bonito Antigo Palacete de João Carlos Infante Passanha ou mesmo o edifício do Antigo Tribunal da Comarca de Ferreira do Alentejo.
Próximo de Ferreira do Alentejo encontra-se Peroguarda, uma bonita e típica aldeia, onde a tradição ainda é lei, no seu belo casario branco e singelo, ostentando o pulcro cruzeiro esculpido de 1740 e a Igreja de Santa Margarida, de traços quinhentistas. De facto, em Ferreira do Alentejo, as típicas e pacatas aldeias da região são dignas de registo, como a de Messejana.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!