8.0

Ferreira do Zêzere é uma bonita vila, sede de concelho, da região Centro de Portugal, atravessada pelo fantástico rio Zêzere, num local abençoado pela natureza.

A vila está situada numa zona fantástica de transição entre a lezíria do Ribatejo e os pinhais e serras do centro de Portugal, á beira da grande Lagoa Azul da albufeira de Castelo de Bode.

A região terá sido ocupada pelo homem desde tempos remotos, como o provam os vestígios paleolíticos da gruta de Avecasta. Da época romana, chegaram até aos nossos dias vestígios do povoado castrejo de S. Pedro do Castro.
Já em 1159 D. Afonso Henriques terá doado o território à Ordem dos Templários, que no reinado de D. Dinis, dá lugar à Ordem de Cristo que alarga os seus domínios nesta região.

A região apresenta um interessante Património, como se pode observar na sua Igreja Matriz, ou na Capela de São Pedro de Castro, e na interessante Torre Pentagonal construída pelos Templários e a Medieval Igreja Matriz, em Dornes, ou o Moinho Triangular e de Madeira em Ave Casta, bem como algumas Casas Senhoriais aqui presentes.

Ferreira do Zêzere tem orgulho na sua longa tradição artesanal, como a cestaria em vime, os modelos em miniatura de antigos barcos de pesca no rio, as colchas e toalhas feitas em teares manuais e a tradicional azulejaria.

A gastronomia tem o sabor do rio, com variados pratos do mais fresco peixe trazido pelo Zêzere, mas também outras especialidades como o cabrito assado com grelos, a morcela de arroz ou os queijos de Areias.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!