Fonte Luminosa de Belém

6.9

A Fonte Luminosa da Praça do Império, em Belém, peça central do Jardim existente nesta Praça, de grande valor artístico e patrimonial, foi executada em 1940, aquando da realização da Exposição do Mundo Português, pelo Arquitecto Cotinelli Telmo.

Projectada como uma fonte espectacular, é constituída por um tanque quadrangular murado, para recolha das águas, do qual se ergue uma grande taça circular decorada com um friso exterior, com os brasões de todas as províncias continentais e ultramarinas do Império, esculpidas em baixo-relevo, que alternam com as bicas de saída de água.

Sobre esta grande taça encontra-se um sofisticado sistema de tubagens, composto por 568 tubeiras e bicos de saída de água. Completa este sistema, um jacto de água central, que atinge os 30 metros de altura.

Sob as taças encontram-se, também, o sistema de iluminação cénica, constituída por um conjunto de prismas rotativos, com vidros coloridos, no interior dos quais se encontram os focos que projectam a luz para o exterior, através de clarabóias de vidro.

Um monumento que vale a pena visitar, em plena zona Monumental de Lisboa.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!