Forte de São Julião da Barra
Informação
Pack SLB: Visita ao Museu e ao Estádio da Luz + Oferta de Cachecol
Considerado como a maior construção de defesa marítima existente em Portugal, o Forte de S. Julião da Barra começou a ser construído no século XVI, no reinado de D. João III. Arquitectos militares de prestígio nesse tempo, como Miguel Arruda ou Leonardo Turriano, colaboraram na obra.
O Forte foi ampliado ao longo dos séculos, já que a sua posição estratégica era considerada de grande importância para a defesa da entrada no Tejo.
A História do Forte não regista grandes feitos no campo militar, apesar deste ter sido bastante armado e de ter recebido efectivos militares significativos. O esforço, no entanto, não serviu de muito... A única vez em que o Forte foi atacado, foi por terra, o seu lado mais vulnerável, pelo que não conseguiu resistir muito tempo à invasão.
A fortificação foi tomada em 1807 pelas forças francesas comandadas por Junot, tendo sido reconquistada pelas forças inglesas, nossas aliadas, em Setembro de 1808. Um ano mais tarde, o Forte de S. Julião da Barra foi devolvido à administração portuguesa.
O Forte foi também utilizado como prisão política. Ainda hoje as condições em que os prisioneiros viviam podem ser constatadas pela desumanidade das suas celas.
Como edificação militar, é das mais imponentes obras que podemos visitar. No entanto, só é possível ter uma verdadeira noção da sua grandeza, percorrendo-se as suas muralhas e mergulhando no intrincado de salas e masmorras, parando também para apreciar a beleza da antiga cisterna, hoje utilizada como salão para recepções.
O Forte de S. Julião da Barra é actualmente propriedade do Ministério da Defesa.
Ver Mais
Mapa
Avaliação
Já esteve aqui?
Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!Experiências para a sua viagem
Temos várias experiências para uma visita única