Forte de São Sebastião

0.0

Situado na bonita vila de Castro Marim, o Forte de São Sebastião, localizado a sul do monte do Castelo, é um dos símbolos da vila, de onde se tem um fantástico panorama.

Originalmente aqui terá existido uma Ermida dedicada a São Sebastião, demolida para a construção do Forte durante as Guerras da Restauração, com Espanha, no reinado de D. João IV (1640 - 1656). Com a construção deste Forte, Castro Marim transformou-se na principal praça-forte da região Algarvia, com base no seu Castelo medieval, de grande importância estratégica, tão próxima da fronteira.

A planta do forte é poligonal e adaptada ao cerro onde está implantado, integrando cinco baluartes, e com a porta principal virada a Norte, na direcção da vila e do Castelo, comunicando por um pano de muralha e entrada coberta, complementando então a antiga estrutura com os novos métodos defensivos da época.

O Forte recebeu recentemente importantes obras de restauro e conservação, ganhando um novo fôlego. Daqui o panorama Algarvio estende-se por longos quilómetros de paisagens deslumbrantes, que vale a pena conhecer.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!