Forte de São Sebastião (Angra do Heroísmo)

6.3

Conhecido por Castelinho, ou Castelo de São Sebastião, esta foi a primeira Fortificação da maravilhosa cidade de Angra do Heroísmo, Património da Humanidade, na fantástica Ilha Terceira.
Mandada erigir pelo Rei D. Sebastião, e a ele dedicada, situa-se no Porto de Pipas, sobranceiro à enseada, onde aportavam e eram reparadas as embarcações que faziam as importantes rotas comerciais da Índia e Brasil.

O Forte foi construído em 1580, ainda com algumas obras por concluir, tendo sofrido diversos restauros e reestruturações ao longo dos séculos, nomeadamente ainda em 1698.
Esta fortaleza era uma importante arma na defesa de Angra e da própria Ilha Terceira, muito importante ao nível do comercio internacional. Juntamente com a imponente Fortaleza de São João Baptista, permitiam o fogo cruzado para a defesa da Baía de Angra.
Durante o século XIX esta estrutura é dotada praticamente ao abandono, sendo posteriormente adoptada para outros fins que não militares, sofrendo pequenas remodelações.

A estrutura militar apresenta uma planta orgânica, num pentágono irregular com três baterias e duas frentes de baluartes, albergando a Casa do Governador, hoje dispondo de estruturas comerciais, Quartel da tropa, Casa da Guarda, uma grande cisterna, e um aprazível espaço relvado (anterior jardim)

O Forte de São Sebastião está desde 1967 classificado como Imóvel de Interesse Público, estando as suas muralhas incluídas na classificação de Património da Humanidade que a UNESCO atribuíu em 1983 ao Centro Histórico de Angra do Heroísmo.

O Forte de São Sebastião foi reestruturado recentemente, funcionando hoje no seu interior uma conceituada “Pousada Histórica Design”, que junta turismo, história, património e artes. Deste forte tem-se uma vista deslumbrante sobre a paisagem maravilhosa de Angra do Heroísmo.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!