Forte de São Tiago ( Museu de Arte Contemporânea )

8.2

Situado no centro da encantadora cidade do Funchal, na magnífica Ilha da Madeira, o Forte de São Tiago é uma construção em forma de estrela irregular do século XVII, que alberga hoje em dia o Museu de Arte Contemporânea da cidade.

Foi em 1614 que se decidiu construir a Fortaleza, de forma a proteger a cidade e a Ilha dos ataques piratas que se tornavam mais frequentes conforme o próprio desenvolvimento económico da Madeira.
Já nos século XVIII e XIX o Forte sofre algumas alterações e ampliações, sendo em finais do século XX adaptado a espaço cultural.

O Museu de Arte Contemporânea do Funchal apresenta uma rica e extensa colecção de arte contemporânea Portuguesa desde os anos 60 até aos dias de hoje.
O núcleo original deriva do importante espólio relativo ao Prémio de Artes Plásticas da Cidade do Funchal, realizado em 1996 e 1997, e contando com conceituados nomes artísticos do panorama nacional.
Hoje em dia o Museu alberga obras de artistas de renome, entre eles Pedro Cabrita Reis, Ana Vidigal, Gäetan, Eduardo Batarda, Daniel Blaufuks, Miguel Branco, Calapez, Pedro Casqueiro, Álvaro Lapa, João Vilhena, Pedro Proença, Fernando Calhau, António Palolo, Lourdes Castro, João Queiroz, Michael Biberstein, Patrícia Garrido, entre tantos outros.

O Museu de Arte Contemporânea apresenta um programa variado, baseado mormente em exposições rotativas e temporárias, bem como outras actividades de cariz cultural. Conta igualmente com os Serviços Educativos e Pedagógicos, um Centro de Documentação e Biblioteca especializado em Arte Contemporânea e uma Loja.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!