3.6

O Forte de Santiago está situado num local de grande beleza: na lindíssima baía de Sesimbra, sobranceiro à Praia da vila, sendo também conhecido por Forte da Marinha, Forte da Praia ou Fortaleza de Santiago.

A estrutura foi edificada em 1648 como a mais importante fortificação da baía de Sesimbra, provavelmente sobre uma anterior edificação quinhentista que, por ter sido muito atacada, estava já muito destruída.
A actual estrutura foi então projectada por João Cosmander, passando a partir de 1712 a ser a sede do Governo Militar (“das Armas”) da região e também destinada a servir como residência de Verão dos infantes reais.
Sem desempenhar funções militares, em 1879 o Forte foi cedido à Guarda Fiscal e em 1886 à Alfândega, tendo mais tarde, em 1977 sido classificado como Imóvel de Interesse Público.

O Forte se Santiago apresenta planta poligonal, alongando-se em linhas abaluartadas, albergando a casa do governador ou de comando e as dependências da guarnição, a cisterna, o paiol, as masmorras e a Capela.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!