Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Forte São Brás (Ponta Delgada)

(Ponta Delgada)

Descrição

Localizado na bela cidade de Ponta Delgada, capital da Ilha de São Miguel e do maravilhoso Arquipélago dos Açores, o Forte ou Castelo de São Brás é o mais importante exemplar de arquitectura militar quinhentista da Ilha, albergando hoje em dia o interessante Museu Militar dos Açores.

Já no século XVI se concluía que as Ilhas de São Miguel, da Terceira, do Faial e a do Pico eram as mais vulneráveis estrategicamente para os ataques e pilhagens de Piratas e Corsários da Costa Atlântica, tanto mais quando se dava a evolução económica e urbana destas.

A construção iniciou-se em 1551, sob plano de Manuel Machado, reformulado em 1553 por Isidoro de Almeida. O projecto viria a ser alterado posteriormente, nomeadamente em 1560 e 1567, e no período de ocupação Espanhola, tendo entrado em decadência a partir do século XVII.
O século XIX foi o período de franca expansão económica e urbana da cidade de Ponta Delgada, pelo que em 1812 se iniciam as obras de restauro da imagem máxima defensiva da cidade, e aumento da sua artilharia.
Já a partir da década de 40 do século XX, o Forte passou a albergar, até aos nossos dias, a sede do Comando Militar dos Açores, e desde 1999, como acima referido, recebe o importante Museu Militar dos Açores, onde são retratadas décadas da História militar do Arquipélago.

entire


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
ilhasãomiguelaçorespontadelgadafortes