8.0

Localizado na bela cidade de Ponta Delgada, capital da Ilha de São Miguel e do maravilhoso Arquipélago dos Açores, o Forte ou Castelo de São Brás é o mais importante exemplar de arquitectura militar quinhentista da Ilha, albergando hoje em dia o interessante Museu Militar dos Açores.

Já no século XVI se concluía que as Ilhas de São Miguel, da Terceira, do Faial e a do Pico eram as mais vulneráveis estrategicamente para os ataques e pilhagens de Piratas e Corsários da Costa Atlântica, tanto mais quando se dava a evolução económica e urbana destas.

A construção iniciou-se em 1551, sob plano de Manuel Machado, reformulado em 1553 por Isidoro de Almeida. O projecto viria a ser alterado posteriormente, nomeadamente em 1560 e 1567, e no período de ocupação Espanhola, tendo entrado em decadência a partir do século XVII.
O século XIX foi o período de franca expansão económica e urbana da cidade de Ponta Delgada, pelo que em 1812 se iniciam as obras de restauro da imagem máxima defensiva da cidade, e aumento da sua artilharia.
Já a partir da década de 40 do século XX, o Forte passou a albergar, até aos nossos dias, a sede do Comando Militar dos Açores, e desde 1999, como acima referido, recebe o importante Museu Militar dos Açores, onde são retratadas décadas da História militar do Arquipélago.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!