Forte São João Baptista - Aquário da Madeira

7.7

O presente Forte de São João Baptista, situado na bonita vila de Porto Moniz da fantástica Ilha da Madeira, é uma réplica de um anterior forte datado de 1730 aqui localizado. Hoje em dia, no edifício, funciona o muito interessante Aquário da Madeira.

O Forte original foi construído no século XVIII, quando Porto Moniz era o local de desembarque mais importante da Costa Norte Madeirense, e também o maior alvo de ataques e pilhagem pirata. Com o desenvolvimento de acessibilidades, e de outras cidades, este porto foi perdendo importância, e a necessidade de protecção costeira foi diminuindo, pelo que no século XIX o Forte estaria dotado ao abandono. Em finais do século XX, as ruínas do Forte são compradas e uma nova roupagem é oferecida ao espaço, que recebe o Aquário da Madeira, mantendo contudo o máximo possível da anterior estrutura.

O Aquário da Madeira foi inaugurado em Setembro de 2005, reunindo onze tanques expositivos que pretendem representar os variados e ricos habitats marinhos do Arquipélago da Madeira, recriando ambientes distintos, onde são observáveis as mais variadas espécies de peixes, mamíferos e invertebrados marinhos, todas capturadas nas águas madeirenses.
O espaço alberga ainda uma área expositiva, serviços educativos e ateliers, e uma loja de produtos exclusivos.



Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!