Fundação de Serralves

4150-417 Porto - Porto
Site

Informação

Situada no maravilhoso Parque de Serralves, no centro da cidade do Porto, na região Norte do País, a Fundação de Serralves é uma instituição cultural de âmbito europeu criada em 1989, direccionada para a arte contemporânea e para o ambiente.

Todo o espaço é de grande beleza e criatividade, enobrecendo a cultura Portuguesa, consistindo em diversos espaços, como o Parque, a Casa, o Museu de Arte Contemporânea, Biblioteca, Auditório e Parque.

Carlos Alberto Cabral congeminou o espaço da casa e dos jardins para uso privado, tendo o projecto sido concluído em 1940, tendo em 1986 o Estado adquirido toda a Quinta, com vista a implantar um futuro Museu Nacional de Arte Contemporânea, criando-se em 1989 a Fundação de Serralves, reconhecida hoje como uma das principais instituições culturais portuguesas e a mais relevante do Norte de Portugal.

A Casa de Serralves é mesmo considerado um exemplo único da arquitectura Art Déco em Portugal, obedecendo ao projecto final do arquitecto Português Marques da Silva.

Já o actual Museu de Arte Contemporânea é da autoria do conceituado Álvaro Siza, visa a constituição de uma colecção representativa da arte contemporânea portuguesa e internacional, e apresenta exposições temporárias, colectivas e individuais, programas pedagógicos e projectos com jovens artistas.

O Parque de Serralves, aberto ao público em 1987 e com diversos trabalhos posteriores de recuperação e valorização, constitui um contributo significativo para a educação e sensibilização da sociedade para a salvaguarda do património de paisagem, apresentando espaços únicos, e muitas vezes considerado um dos oásis da grande cidade do Porto.

Contando ainda com uma Biblioteca especializada em investigação nas áreas de Arte Contemporânea, Arquitectura, Natureza e Paisagismo e com o maravilhoso espaço do Auditório que alberga as mais variadas actividades, entre elas cinema, dança, colóquios, teatro, entre tantas outras.

Serralves propicia também visitas orientadas, actividades de turismo cultural e espaços e actividades privilegiados para crianças e escolas. 


Aberto todos os dias a partir das 10 horas

Encerra nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro. Nos dias 24 e 31 de dezembro, encerra às 16h.

PARQUE DE ESTACIONAMENTO 10h00-19h00
Entrada pelo Largo D. João III (junto à Escola Francesa) até às 18:30

BILHETEIRA: Todos os dias das 10h00 às 18h45

Preços:

- Museu (inclui entrada Parque e Casa) – 10 €
- Parque – 5,00 €
- Existem descontos

Gratuito:
- No 1º domingo de cada mês das 10h00 às 13h00 (nos restantes domingos aplica-se o tarifário em vigor)
- Crianças até 12 anos

Ver Mais

Mapa

Avaliação

7.0

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma