2.0

No coração do maravilhoso Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Geira, situada no rural concelho de Terras do Bouro, também conhecida por Via XVIII do Itinerário de Antonino, é o nome popular da VIA NOVA, uma das mais importantes vias Romanas, que ligava Braga (Bracara Augusta) a Astorga (Asturica Augusta).

Pensa-se que a VIA NOVA terá sido construída na segunda metade do século I d.C., parte da importante malha viária Romana que ajudou à consolidação do império, permitindo o reordenamento territorial, a intensa actividade mineira, uma maior mobilidade dos exércitos e, claro, toda a transição de bens e pessoas, ajudando ao desenvolvimento das urbes.

Esta seria uma via com cerca de 318km de extensão, restando hoje em dia este trecho em boas condições, entre terras Lusas e Espanholas, por cerca de 40km. Vale a pena conhecer estes recantos de história, numa paisagem natural de grande beleza, existindo para o efeito percursos pedestres previamente propostos, definidos e sinalizados, consoante o grau de dificuldade.

Aqui encontram-se diversos marcos miliários, num património único que importa conhecer. Os miliários eram marcos colocados na margem das principais vias romanas, a cada mil passos, indicando a distância à cidade de origem do caminho. Em cada miliário era gravado o nome do Imperador que ordenava a construção ou recuperação da estrada.

As fotografias dos locais que mostramos, na maioria, estão junto da Albufeira de Vilarinho das Furnas.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!