Geira - Estrada Romana

(Terras de Bouro)
Faça a sua primeira viagem e ganhe 5€ com o código GUIADACIDADE

Descrição

No coração do maravilhoso Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Geira, situada no rural concelho de Terras do Bouro, também conhecida por Via XVIII do Itinerário de Antonino, é o nome popular da VIA NOVA, uma das mais importantes vias Romanas, que ligava Braga (Bracara Augusta) a Astorga (Asturica Augusta).

Pensa-se que a VIA NOVA terá sido construída na segunda metade do século I d.C., parte da importante malha viária Romana que ajudou à consolidação do império, permitindo o reordenamento territorial, a intensa actividade mineira, uma maior mobilidade dos exércitos e, claro, toda a transição de bens e pessoas, ajudando ao desenvolvimento das urbes.

Esta seria uma via com cerca de 318km de extensão, restando hoje em dia este trecho em boas condições, entre terras Lusas e Espanholas, por cerca de 40km. Vale a pena conhecer estes recantos de história, numa paisagem natural de grande beleza, existindo para o efeito percursos pedestres previamente propostos, definidos e sinalizados, consoante o grau de dificuldade.

Aqui encontram-se diversos marcos miliários, num património único que importa conhecer. Os miliários eram marcos colocados na margem das principais vias romanas, a cada mil passos, indicando a distância à cidade de origem do caminho. Em cada miliário era gravado o nome do Imperador que ordenava a construção ou recuperação da estrada.

As fotografias dos locais que mostramos, na maioria, estão junto da Albufeira de Vilarinho das Furnas.

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
vianovaromanamarcospedrasmiliaresterrasbouro