8.3

As Grutas da Moeda localizam-se em S.Mamede, Fátima. Com uma extensão visitável de 350 metros atingindo-se, durante a visita, uma profundidade de 45 metros, com uma temperatura média de 18ºC no interior da gruta, as visitas guiadas têm a duração de cerca 25 minutos.
Descobertas em 1971 por dois caçadores que andavam na perseguição duma raposa, foram por eles exploradas e descobertas, desvendando a pouco a pouco a beleza das suas salas e galerias. Posteriormente procedeu-se ao aproveitamento da gruta como atração turística preservando-se rigorosamente as suas características e inclusivé, a paisagem serrana da superfície.
As grutas da Moeda são formadas por processos de erosão e corrosão e possuem cristalizações, sendo a rocha predominante o calcário. Segundo diversos estudos, estas grutas remontam ao período Jurássico médio.
Os nomes das salas que compõem as grutas são sugestivos da imagem que proporcionam ao visitante: Presépio, Pastor, Cascata, Virgem, Cúpula Vermelha, Marítima, Capela Imperfeita, Bolo de Noiva, Abóbada Vermelha e Fonte das Lágrimas.
No exterior existe ainda um amplo parque de merendas envolvido pela floresta, uma cafetaria e um espaço comercial.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!