7.7

A Guia é uma freguesia pertencente ao turístico concelho de Albufeira, na dourada região Algarvia.
As origens da localidade são desconhecidas, pensando-se que já será ocupada desde há longos períodos, nomeadamente no de ocupação Romana da região.
A importância da localidade terá provindo da sua Ermida de Nossa Senhora da Guia, anterior ao século XVI, onde se diz ter existido uma aparição da Virgem Maria, atraindo desde então muitos visitantes e fiéis.

Com a crescente indústria turística, a Guia desenvolveu-se nos últimos anos, tentando responder à crescente procura do grande centro turístico de Albufeira, dispondo hoje em dia de variadas infra-estruturas turísticas e complementares, como complexos turísticos de luxo, um grande centro comercial ou o famoso “Zoomarine”.

A Guia de Albufeira orgulha-se do seu importante Património, com destaque para a já referida Ermida de Nossa Senhora da Guia, anterior ao século XVI mas muito destruída após o grande terramoto de 1755, procedendo-se a grandes trabalhos de restauro no século XVIII, transformando-se então num dos grandes monumentos Barrocos do Algarve. Igualmente interessante é a Igreja Matriz do século XVII e a Ermida de São Sebastião, construída entre os séculos XVI e XVII, dedicada ao Santo que contribuiu para o desaparecimento da nefasta Peste Negra.

Anualmente, em Outubro, tem lugar a Feira da Guia, com origens na antiga Romaria à Ermida de Nossa Senhora da Guia, que durante muitos anos atraiu inúmeros fiéis de todo o Algarve que aqui acorriam a fazer as suas promessas e pedidos á Virgem Maria.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!