Igreja da Madalena

Lisboa - Baixa - Lisboa

Informação

Situada no centro de Lisboa, bem próxima da Sé Catedral da capital Portuguesa, a Igreja da Madalena é um dos templos marcantes desta cosmopolita cidade.

Pesquisas e achados arqueológicos sustentam que nestes terrenos teria existido um Templo Romano dedicado a Cibelas, a deusa-mãe.

A Igreja foi fundada no século XII por ordem do primeiro Rei Português, D. Afonso Henriques, mas tem sofrido muitas alterações e reconstruções ao longo dos séculos, nomeadamente em 1363 quando um grande incêndio a destruiu; em 1512 sofreu outras alterações arquitectónicas; em 1600 foi também em parte destruída com um pequeno ciclone; e com o grande terramoto de 1755 sofreu destruição quase total, sendo reconstruída logo de imediato, no aproveito de elementos antigos, como muitas construções lisboetas.

De tempos anteriores é o belo Portal neo-manuelino, classificado como Monumento Nacional, que muitos afirmam provir da Igreja da Conceição dos Freires, também destruída pelo terramoto.
De destacar é a decoração do seu interior com mármores, talha dourada, pintura de Pedro Alexandrino e esculturas de Machado de Castro e José de Almeida.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

9.6Excelente18 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma