Igreja de Nossa Senhora das Angústias

Horta

Igreja de Nossa Senhora das Angústias

Horta (Concelho)

Descrição

Localizada na zona sul da lindíssima cidade da Horta, na maravilhosa Ilha do Faial, Arquipélago dos Açores, a bela Igreja de Nossa Senhora das Angústias data do século XIX.

Construída sobre a anterior Ermida de Santa Cruz, que terá sido construída pelos primeiros fundadores, exactamente no local onde foi dada a primeira missa após o desembarque do navio de reconhecimento da Ilha, a Ermida terá sido provavelmente o primeiro templo da Ilha.
Dado a sua degradação, terá sido reedificada por volta de 1675. No início do século XIX dá-se lugar à actual estrutura, num belo estilo Neoclássico, com mais espaço e condições para albergar todos os fiéis.

A Igreja caracteriza-se pelas suas típicas cantarias em basalto, o material vulcânico da Ilha, tendo funcionado durante muito tempo como o panteão das figuras ilustres da Ilha do Faial.
O seu interior alberga ricos painéis, talha renascentista, mobiliário de mogno e uma bela colecção de estatuária, de onde se destaca a bela imagem de Nossa Senhora das Angústias, a padroeira da Ilha, dos séculos XVI - XVII, obra prima da escultura portuguesa com cerca de 1,30 metros de altura.


Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
açoresilhafaialigrejasermidasantacruz