Igreja de Nossa Senhora das Angústias

7.5

Localizada na zona sul da lindíssima cidade da Horta, na maravilhosa Ilha do Faial, Arquipélago dos Açores, a bela Igreja de Nossa Senhora das Angústias data do século XIX.

Construída sobre a anterior Ermida de Santa Cruz, que terá sido construída pelos primeiros fundadores, exactamente no local onde foi dada a primeira missa após o desembarque do navio de reconhecimento da Ilha, a Ermida terá sido provavelmente o primeiro templo da Ilha.
Dado a sua degradação, terá sido reedificada por volta de 1675. No início do século XIX dá-se lugar à actual estrutura, num belo estilo Neoclássico, com mais espaço e condições para albergar todos os fiéis.

A Igreja caracteriza-se pelas suas típicas cantarias em basalto, o material vulcânico da Ilha, tendo funcionado durante muito tempo como o panteão das figuras ilustres da Ilha do Faial.
O seu interior alberga ricos painéis, talha renascentista, mobiliário de mogno e uma bela colecção de estatuária, de onde se destaca a bela imagem de Nossa Senhora das Angústias, a padroeira da Ilha, dos séculos XVI - XVII, obra prima da escultura portuguesa com cerca de 1,30 metros de altura.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!