Igreja de Santo Estevão

7.8

Situada em pleno bairro típico de Alfama, no centro histórico da cosmopolita cidade de Lisboa, a Igreja de Santo Estêvão está orgulhosamente classificada como Monumento Nacional desde 1918, sendo também conhecida como Igreja do Santíssimo Milagre.

O presente edifício terá sido reedificado entre 1733 e 1740 sobre uma anterior estrutura do século XII, obedecendo ao projecto do arquitecto José da Costa Negreiros, que aqui apostou numa orientação pouco ortodoxa, no sentido Norte-Sul.
Com o grande terramoto de 1755 sofreu alguns danos, reabrindo ao culto em 1773, e já na década de 30 do século XIX foi objecto de novos trabalhos de restauro.

A Igreja surge, então, num estilo Barroco, com planta oitavada e fachada irregular dividida em três corpos, enquadrada por duas torres sineiras, das quais resta hoje somente uma, tendo a outra sido irremediavelmente destruída aquando o grande terramoto.
O interior é rico e faustoso, destacando-se o belo altar-mor com o retábulo de pedra e o conjunto de esculturas atribuídas a José de Almeida, em talha. De igual interesse, o importante conjunto de azulejaria patentes na sacristia velha e uma custódia de prata dourada que guarda uma pequena âmbula de cristal dentro da qual se encontra uma hóstia consagrada.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!