Igreja de São Cristóvão de Nogueira

0.0

A Igreja de São Cristóvão de Nogueira, que integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico, inclui-se no conjunto de edifícios classificados como de românico de resistência, embora os vestígios reaproveitados na atual estrutura, como o friso do lado norte, junto à torre sineira, indiquem uma transição entre os séculos XII e XIII.
A sua implantação, a meia encosta, respeita a orientação canónica, desenvolvendo-se longitudinalmente em dois planos: a nave, maior, com a fachada voltada a oeste, e a capela-mor, menor, com a cabeceira virada para este. Assumem especial destaque os portais principal e lateral. O primeiro inscreve-se na espessura do muro, sem colunas, mas cujas arquivoltas são ornadas pelo motivo de pérolas.
O portal lateral sul chama a atenção pela originalidade da sua decoração: duas mãos cerradas colocadas sobre as impostas seguram uma chave e os pés direitos apresentam motivos decorativos ou simbólicos, como um lagarto. O interior é marcadamente barroco, destacando-se o teto em caixotões de madeira policromada com 71 painéis de temática hagiográfica [vida dos santos]. Possui cinco retábulos [altares] (o mor [principal], dois colaterais e dois laterais) que se incluem nos vários tipos de barroco, desde o estilo nacional ao joanino. 

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!