Igreja de São Domingos

8.3

Situada bem no centro da bonita cidade de Lisboa, junto à Praça do Rossio, a Igreja de São Domingos data do século XIII, sendo famosa por albergar no seu interior parte do lenço da pastorinha Lúcia e o terço da pastorinha Jacinta, usados por elas quando se deu o milagre do sol, no dia 13 de Maio de 1917.

A Igreja viu lançada a primeira pedra no ano de 1241, e desde então sofreu sucessivas campanhas de restauro e ampliação.
O seu estilo arquitectónico é, pois, uma mescla dos diferentes períodos e influências que a moldaram, entre as quais em 1748 com a reforma da capela-mor pelo Arquitecto Ludovice, e posteriormente a obra de reconstrução de Manuel Caetano Sousa, bem como as obras de reconstrução após o grande incêndio de 1959. Sobressaem, pois, elementos Maneiristas e Barrocos, entre outros menos notórios.

A Igreja de São Domingos foi modelo para as Igrejas Pombalinas, nomeadamente pela grandiosidade espacial, e pelo traço de Ludovice.

Era desta Igreja que saíam em procissão os condenados à fogueira da Inquisição, e onde se celebraram alguns dos importantes casamentos e baptizados Reais.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!