Igreja de São João Baptista
Informação
O monumento remonta à época em que o Infante D. Henrique, que tanto influenciou a cidade, era governador de Ceuta, e apresenta um interior constituído por três naves definidas por arcos ogivais, bem demarcadas no exterior.
São muitos os elementos Manuelinos presentes na decoração, como se pode observar no bonito Portal.
Vários painéis quinhentistas decoram o interior da nave, executados no período de 1538-1539 pelo famoso pintor Gregório Lopes: 'A Degolação de S. João Baptista', 'Salomé Apresentando a Cabeça de S. João Baptista', 'A última Ceia', 'A Missa de S. Gregório', 'Abraão e Melquisedech' e 'A Apanha do Maná'.
No lado esquerdo da igreja situa-se a grande Torre de planta quadrangular.
Esta Igreja, classificada em 1910 de “Monumento Nacional” é famosa também por ser o centro da “Festa dos Tabuleiros”, um dos símbolos da cidade.
A tradicional Festa dos Tabuleiros, realizada cada quatro anos em Julho, durante três dias, é um dos chamarizes da cidade, reunindo um grande número de visitantes nacionais e estrangeiros, atraídos pela beleza e simbologia desta festividade. Esta festa popular de origem pagã caracteriza-se pelo desfile de mulheres com tabuleiros ornamentados de pão, espigas e flores sobre a cabeça, envergando bonitos trajes típicos. Paralelamente, realiza-se também o Cortejo dos Rapazes, o Cortejo do Mordomo, os Cortejos Parciais, as ruas ornamentadas pela população, os Arraiais e os Jogos Populares e a Pêza.
Ver Mais
Mapa
Avaliação
Já esteve aqui?
Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!Experiências para a sua viagem
Temos várias experiências para uma visita única