Igreja de São Vicente de Fora

8.5

A Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora situam-se na bonita cidade de Lisboa, constituindo um dos edifícios históricos da capital Portuguesa, em honra ao santo padroeiro da cidade desde 1173: São Vicente.

As origens do Mosteiro de São Vicente são bem antigas (por aqui terão mesmo as tropas de D. Afonso Henriques ficado acampadas aquando a importante tomada de Lisboa aos Mouros, em 1147), contudo o presente edifício foi construído entre 1582 e 1629, pelo plano do muito conceituado Filippo Terzi.

A fachada do Templo, atribuída a Baltazar Álvares, apresenta um estilo Maneirista sóbrio, de influência Italiana mas adaptado ao estilo Português, ladeado por torres e albergando as imagens de Santo Agostinho, São Sebastião e São Vicente. Este modelo arquitectónico viria a constituir a base das fachadas dos templos construídos nas colónias Portuguesas em África, Índia, Macau ou Brasil.

O interior do Templo em forma de cruz de Cristo apresenta uma única nave coberta pela célebre abóbada, albergando o maior órgão de Lisboa, datado de 1765.
Merece destaque a azulejaria azul e branca com cenas das fábulas de La Fontaine, presente nos claustros e dependências monásticas.
O conjunto alberga ainda o Panteão da Casa de Bragança desde 1885, onde estão sepultados alguns dos reis e figuras monárquicas da Dinastia, sendo visitáveis os Claustros e a Igreja.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!