Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos

Guimarães - Guimarães

Informação

A Igreja de Santo Antônio dos Capuchos foi construída no século XVII, estando situada no Monte Latito, a zona mais alta da cidade, a poucos metros do Castelo e do Paço dos Duques de Bragança. O imóvel foi comprado pela Santa Casa da Misericórdia em 13 de julho de 1842, como informa uma tela de azulejos em suas paredes, tem ligação direta a um convento, também construído no século XVII, que a Santa Casa da Misericórdia adaptou a um hospital. 
A história deste edifício é marcada por duas fases bem distintas: na primeira fase, foi convento dos frades Capuchos; na segunda fase, acolheu o hospital da cidade, administrado pela Misericórdia.
Os frades da Ordem de São Francisco, uma ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis, chegaram a Guimarães em 1662 e iniciaram a construção do Convento de Santo Antônio, no exterior das muralhas da cidade. Em 1742 foi necessário reconstruir a igreja, sendo acrescentado o coro alto e o segundo andar do claustro. Em 1748 construiu-se a sacristia e em 1763, refez-se a fachada da igreja, em estilo barroco.
Aberto todos os dias das 10h00 às17h00

Mapa

Avaliação

9.0

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma