Igreja do Convento de São Domingos (Elvas)

9.0

Localizada no centro histórico da emblemática cidade de Elvas, a Igreja era parte integrante do Convento de São Domingos, fundado em 1267, no local onde se situava a antiga Ermida de Nossa Senhora dos Mártires.

Hoje em dia o Convento funciona como instalações militares do Exército, encontrando-se aqui o interessante Museu Militar Nacional de Elvas.

Esta estrutura conventual foi construída após a segunda reconquista da cidade aos Mouros, de forma a estruturar e consolidar a fé Cristã numa cidade até então de forte tradição Muçulmana, tarefa entregue aos Frades Dominicanos.

A Igreja apresenta uma fachada de estrutura Maneirista com diversos elementos Barrocos, e um interior sóbrio com três amplas naves, transepto, capela-mor, ábside poligonal, compreendendo também uma torre sineira e a sacristia, entre outras dependências.
Do plano inicial mantém a abside da capela-mor primitiva com frestas ogivais a toda a altura e gárgulas góticas.

O Templo apresenta um interior rico, com retábulos barrocos de mármore, painéis de azulejos setecentistas com quadros da vida de São Domingos, e pinturas renascentistas, bem como outros elementos, alguns em exposição no Museu Municipal de Elvas.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!