Igreja do Convento de São Domingos (Elvas)

Elvas

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Igreja do Convento de São Domingos (Elvas)

Elvas (Concelho)

Descrição

Localizada no centro histórico da emblemática cidade de Elvas, a Igreja era parte integrante do Convento de São Domingos, fundado em 1267, no local onde se situava a antiga Ermida de Nossa Senhora dos Mártires.

Hoje em dia o Convento funciona como instalações militares do Exército, encontrando-se aqui o interessante Museu Militar Nacional de Elvas.

Esta estrutura conventual foi construída após a segunda reconquista da cidade aos Mouros, de forma a estruturar e consolidar a fé Cristã numa cidade até então de forte tradição Muçulmana, tarefa entregue aos Frades Dominicanos.

A Igreja apresenta uma fachada de estrutura Maneirista com diversos elementos Barrocos, e um interior sóbrio com três amplas naves, transepto, capela-mor, ábside poligonal, compreendendo também uma torre sineira e a sacristia, entre outras dependências.
Do plano inicial mantém a abside da capela-mor primitiva com frestas ogivais a toda a altura e gárgulas góticas.

O Templo apresenta um interior rico, com retábulos barrocos de mármore, painéis de azulejos setecentistas com quadros da vida de São Domingos, e pinturas renascentistas, bem como outros elementos, alguns em exposição no Museu Municipal de Elvas.

entire


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
conventosigrejasmonumentomonumentoselvas