Igreja São Salvador

8.1

A bela e monumental Igreja de São Salvador, e estrutura Conventual, é hoje em dia a Igreja Matriz da maravilhosa Ilha do Faial, no Arquipélago dos Açores.

A construção do Templo terá sido iniciada em 1680, integrada no Colégio dos Jesuítas, e segundo algumas fontes, pelo desejo do Padre Luís Lopes que, a caminho da Ilha de São Miguel foi obrigado, devido a uma intempérie, a passar pela Ilha do Faial.
As obras de construção da Igreja de São Salvador prolongaram-se alguns anos e, aquando a expulsão dos Jesuítas do território, ainda não estavam terminadas.
Não obstante, esta é uma Igreja rica, com um património de grande valor, destacando-se a profusão de talha dourada, as Capelas da Senhora da Boa Morte, de São Paulo, de Nossa Senhora e a do Santíssimo, albergando várias relíquias, trabalhos de azulejaria, imagens em madeira de grande valor, entre muitos outros tesouros.

Nas dependências do Colégio situa-se hoje o Museu da Horta, com um rico espólio maioritariamente consagrado à história da Ilha do Faial, em todas as suas vertentes.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!