8.2

A Ilha de Porto Santo situa-se em pleno Oceano Atlântico, no Arquipélago da Madeira, a cerca de 50km de distância da Ilha da Madeira, a “pérola do Atlântico”. O arquipélago da Madeira está localizado a cerca de 1000km de Portugal Continental, sendo composto pela Ilha da Madeira, pela Ilha do Porto Santo, pelas três inabitáveis Ilhas Desertas e pela reserva natural das Ilhas Selvagens.

Conhecida por “Ilha Dourada”, devido à sua cor do seu solo, vegetação e às praias de areia fina (a principal com 9km de extensão), que contrastam com as praias de pedra da vizinha Ilha da Madeira, a Ilha de Porto Santo é famosa pelos momentos de pura calma e paz de espírito que proporciona, ocupando apenas uma área de 11km de comprimento por 6km de largura.

Este território já terá sido outrora conhecido por Romanos e Fenícios, contudo foi em 1418 que a descoberta oficial do arquipélago teve lugar, primeiro com Porto Santo pelos navegadores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, e no ano seguinte, a Ilha da Madeira com João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo.
O plano inicial seria explorar ao pormenor a costa oeste de África, a mando do Infante D. Henrique, contudo devido às intempéries, os navegadores foram afastados da rota inicial, descobrindo aí a dourada Porto Santo.

Hoje em dia, Porto Santo está dotada dos mais variados serviços e infra-estruturas, mantendo a sua pacatez, onde o clima é o melhor aliado, com uma baixa pluviosidade, e as temperaturas se mantém amenas durante todo o ano, com uma excelente temperatura do mar, que usualmente oscila entre os 18 e os 22ºC. A Ilha é maioritariamente plana, estando o seu ponto de maior altitude situado a 517 metros, no Pico do Facho.
Os acessos à Ilha de Porto Santo fazem-se de avião, helicóptero via Funchal ou de ferry.

Diz-se que em Porto Santo terá habitado Cristóvão Colombo, estando aqui situada a casa construída no século XV, hoje em dia restaurada e visitável, onde terá habitado com Filipa Moniz, filha do governador.

Vale a pena conhecer o património da Ilha, de onde se destacam o Forte de São José do século XVIII, a Igreja Matriz de Porto Santo, o Museu Cardina ou o Cais Velho, bem como admirar o património natural, com paisagens de grande beleza, nos vários miradouros da ilha, como o do Pico do Castelo, do Pico das Flores, da Portela ou a magnífica Ponta da Calheta.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!