7.7

São Miguel é a maior das Ilhas do Arquipélago dos Açores, considerada mesmo a mais diversificada, numa superfície de cerca de 759 km2, com 65 Km de comprimento e 16 Km de largura máxima, apelidada muitas vezes de “Ilha Verde”, pela beleza e extensão das suas pastagens e paisagens naturais sem fim.

O arquipélago dos Açores divide-se em três grupos: o Grupo Oriental constituído por São Miguel, Santa Maria e os ilhéus das Formigas; o Grupo Central com Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa e o Grupo Ocidental, formado pelas ilhas Flores e Corvo.

As datas de descobrimento do Arquipélago são uma incógnita, existindo correntes históricas que afirmam já virem designados em mapas Genoveses desde 1351, contudo foi a partir de 1431 que as Ilhas começaram a ser povoadas.

Conhecida pelas suas Lagoas e outros fenómenos naturais, encontram-se em São Miguel panoramas de rara beleza, como o Vale das Furnas inebriado pelo vapor das suas caldeiras vulcânicas e pela maravilhosa lagoa, ou as grandes crateras das Sete Cidades e do Fogo, que apresentam deslumbrantes lagoas de águas cristalinas.

O ponto mais elevado da Ilha situa-se a Este, no Pico da Vara, a cerca de 1103 metros de altura, de onde se tem um panorama de excelência, encontrando-se a capital da ilha na maravilhosa Ponta Delgada.
A maioria da população habita a acentuada costa Sul, sobrevivendo predominantemente da agricultura, e também da criação de gado, da pesca, do comércio e do crescente turismo, o mais desenvolvido das nove ilhas.

Nas proximidades de Vila Franca do Campo situa-se o encantador Ilhéu da Vila Franca, uma Reserva Natural que dista cerca de 1km da costa, encontrando-se em estado praticamente selvagem, visitável no Verão.

De origens vulcânicas, ainda hoje se encontram em São Miguel fontes de água quente e fumarolas, bem evidentes nas Furnas e na Ribeira Norte, permitindo uma temperatura tal que é possível cozinhar o típico cozido, numa panela debaixo do solo e por longas horas - certamente uma iguaria a não perder.

A Ilha de São Miguel é acessível através dos principais aeroportos europeus, via Lisboa, Estados Unidos e Canadá, ou através de voos de ligação entre as restantes Ilhas. Nos meses de Verão está também acessível por Barco, ligando a outras ilhas do Grupo Central do Arquipélago Açores.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!