Descrição

Os dois Ilhéus (Grande e Pequeno) que constituem o Ilhéu das Cabras situam-se frente à costa sul da maravilhosa Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, mais propriamente cerca de 1km frente à freguesia da Feteira.

Dada a sua importância natural, estão classificados como Zona de Protecção Especial do Ilhéu das Cabras, ocupando uma superfície total de 29 hectares, compreendendo o Ilhéu Pequeno 84 metros e o Ilhéu Grande 147 metros de altura.

Estes são os maiores Ilhéus do Arquipélago, restos vulcânicos cuja lava basáltica entrou em contacto com a água, formando cones litorais vulcânicos, hoje muito alterados pela erosão marinha.

Habitat de variadas espécies, nomeadamente de avifauna, no Ilhéu das Cabras nidificam muitas espécies protegidas como o cagarro, o garajau-comum, o garajau-rosado, a garça-real ou a gaivota, entre outras.
O acesso aos ilhéu é difícil embora por vezes sejam utilizadas algumas áreas como zonas de pastagem para gado ovino e caprino.
Nos meses de verão existem passeios de barco a quem queira visitar esta Zona de Protecção Especial, sempre com um número de visitantes condicionado.


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
açoresilhaterceirailheusgrandepequeno