9.2

Os dois Ilhéus (Grande e Pequeno) que constituem o Ilhéu das Cabras situam-se frente à costa sul da maravilhosa Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, mais propriamente cerca de 1km frente à freguesia da Feteira.

Dada a sua importância natural, estão classificados como Zona de Protecção Especial do Ilhéu das Cabras, ocupando uma superfície total de 29 hectares, compreendendo o Ilhéu Pequeno 84 metros e o Ilhéu Grande 147 metros de altura.

Estes são os maiores Ilhéus do Arquipélago, restos vulcânicos cuja lava basáltica entrou em contacto com a água, formando cones litorais vulcânicos, hoje muito alterados pela erosão marinha.

Habitat de variadas espécies, nomeadamente de avifauna, no Ilhéu das Cabras nidificam muitas espécies protegidas como o cagarro, o garajau-comum, o garajau-rosado, a garça-real ou a gaivota, entre outras.
O acesso aos ilhéu é difícil embora por vezes sejam utilizadas algumas áreas como zonas de pastagem para gado ovino e caprino.
Nos meses de verão existem passeios de barco a quem queira visitar esta Zona de Protecção Especial, sempre com um número de visitantes condicionado.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!