Jardim Botânico do Palácio de Queluz

Palácio Nacional de Queluz - Sintra
Site

Informação

Construído entre 1769 e 1776, o jardim dispunha de quatro estufas para coleções de plantas europeias, africanas, americanas e asiáticas.

Aqui também se cultivavam ananases muito apreciados por D.

Pedro III.

Nos canteiros dispunha-se a coleção botânica e os traçados do jardim tentavam reconstituir o "mundo natural" refletindo também a ordem, a razão e o método, patentes na sistematização do pensamento científico iluminista.
Sucessivamente destruído por fenómenos naturais e abandonado, o espaço perdeu a sua função original, tendo sido transformado em roseiral em 1940.

Em 2012, a Parques de Sintra assumiu a gestão dos Jardins e Palácio Nacional de Queluz, e iniciou um processo de investigação histórica e sondagens arqueológicas que possibilitou o restauro deste local.

O projeto ganhou ânimo com a descoberta e identificação de diversas cantarias - das fundações das estufas, do lago central e de estatuária - que tinham sido desmontadas em 1984 e entretanto integradas, ou esquecidas, noutros pontos dos Jardins. O Jardim Botânico foi então inaugurado em junho de 2017 
Abre às 9 horas.

Mapa

Avaliação

7.0

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma