7.3

Situado num local de grande beleza, sobranceiro ao centro do Funchal, próximo do fantástico Monte, o Jardim Tropical Monte Palace é um local único, de grande interesse cultural, artístico, botânico e paisagístico, albergando para além do luxuriante Jardim um interessante e rico Museu e um atelier de restauro, pertença da Fundação Berardo.

A propriedade foi adquirida no século XVIII pelo cônsul inglês, Charles Murray, que a transformou numa bonita e elegante Quinta: a “Quinta do Prazer”. Mais tarde novos dono dão um diferente fôlego à maravilhosa Quinta, transformando-a numa luxuosa unidade hoteleira, o Monte Palace Hotel, dada a sua beleza e localização nobre. Já em 1987 a propriedade, entretanto encerrada, passa para a Fundação Berardo, tendo sido desde então renovado o espaço, novas plantas e espécies exóticas implementadas, e todo um novo fôlego artístico e patrimonial, que fazem deste um espaço muito especial.

O Jardim Oriental alberga espécies oriundas de todo o mundo, com cerca de cem mil espécies vegetais, uma preocupação especial com a rica flora madeirense, e as importantes cicas (encephalartos), consideradas fósseis vivos. Este Jardim aborda não só as espécies e modos de vida orientais, muito ligados ao Budismo, mas também a sua relação bem antiga com a cultura Portuguesa.
São exemplo os muitos elementos decorativos, ou os muito apreciados e característicos peixes Koi.
O Jardim comporta ainda vários cursos de água e diversas obras de arte, esculturas, painéis de azulejos, entre outras formas de expressão artística que valem bem a pena apreciar.

O Museu Monte Palace alberga três galerias, duas destinadas às mais variadas obras escultóricas, intitulada “Paixão Africana”, com mais de 1000 esculturas distribuídas em dois pisos do Museu, e outra com uma rica colecção de minerais provenientes de todo o Mundo, apelidada de “Segredos da Mãe Natureza”. Existe ainda uma área dedicada à exposição de gemas, com um destaque especial para os diamantes.

O Jardim Tropical Monte Palace oferece ainda serviços de cafetaria, com prova do muito célebre Vinho da Madeira, bem como uma loja.

Este é um local privilegiado no coração da Ilha da Madeira, a “pérola do Atlântico”, de onde se tem excelentes panoramas, na companhia de ricas obras artísticas, que fazem do Jardim Tropical Monte Palace um local a não perder.

Abre às 9h30, o museu às 10h00


Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!