8.1

Situado no centro da fantástica cidade do Funchal, no núcleo histórico de Santa Maria, o Mercado dos Lavradores é um dos marcos que a capital da Madeira tem para oferecer a quem a visita e a todos os locais, onde as cores, os aromas e a tradição se juntam para brindar e maravilhar quem o procura.

Construído na década de 30 do século XX, numa combinação graciosa de ‘art deco’ e modernismo, o Mercado dos Lavradores tem para oferecer o melhor da Ilha: as mais frescas e exóticas frutas, vegetais e as frondosas flores do “jardim do Atlântico”, como muitas vezes é apelidada a bonita Ilha da Madeira.

O mercado conta com uma área coberta de 9.600 m2, criado na época para abastecer uma população de 25.000 habitantes. No piso inferior encontram-se à venda peixe e carne, enquanto que no primeiro piso estão as frutas tropicais, os vegetais e as muitas especiarias, que dotam de novos aromas todo o espaço.

A decorar a entrada principal e também no interior, estão vários painéis de azulejos produzidos na saudosa Fábrica da Loiça de Sacavém, um património incontornável na história artística do País.

Outra das características mais graciosas deste Mercado dos Lavradores é a tradição e folclore que ainda subsiste, sendo possível encontrar muitas vendedoras trajadas com o típico fato madeirense, pleno de cores vivas, alegria e tipicidade.


Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!