Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular - Entrecampos

6.0

O Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular fica na Rotunda de Entrecampos, em Lisboa e foi erigido em evocação do centenário da vitória de Portugal sobre as tropas francesas.

Este conjunto, de 12 metros de altura, é composto por dois patamares, ligados entre si por uma base comum, sendo o inferior de lióz e o superior de bronze. A sua composição propõe uma leitura épica, narrada em todas as faces.

A frente ostenta o túmulo de Vasco da Gama, sobre o qual se vê um grupo constituído por frades, populares e militares, que juram defender a pátria, no lado nascente está um pórtico, ao fundo do qual está o túmulo de Camões. A face poente ostenta um grupo onde se destaca uma rapariga ajoelhada aos pés de uma figura masculina.

No topo além dos 12 escudos das povoações que intervieram na guerra, vislumbra-se o grupo de bronze, em que se destaca a figura da pátria, com 5 m. de altura, e soldados que com as suas espingardas ameaçam a águia napoleónica.

O projecto é da autoria de José de Almeida Ferreira, escultor, e Francisco de Almeida Ferreira, arquitecto. cerimónia de lançamento da primeira pedra, presidida pelo Rei D. Manuel II, teve lugar a 15 de Setembro de 1908, tendo a inauguração ocorrido apenas em 1933.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!