Monumento da Estátua do Rei D. Pedro IV - Rossio

8.8

Inaugurada a 29 de Abril de 1870, três anos depois de ter sido lançada a primeira pedra, a estátua a D. Pedro IV está ladeada por duas magníficas fontes, e fica no centro da Praça que a partir dessa mesma data, se passou a chamar D. Pedro IV.

No entanto, até aos dias de hoje esta praça é vulgarmente conhecida por Rossio, a sua designação anterior, pois era aqui que antigamente os senhores - pertencentes quer à nobreza, quer à alta burguesia -, atavam os seus cavalos quando se deslocavam ao Paço da Ribeira.

A estátua é da autoria do arquitecto Jean Davioud e ao escultor Elias Robert, ambos de origem francesa. Construída em mármore de Mafra numa coluna de 28 m de altura, no topo vemos a escultura de D. Pedro IV a segurar o foral por ele outorgado, dando origem à independência do Brasil.

Por esta razão D. Pedro IV é o primeiro Imperador do Brasil, e por isso a estátua representa-o ladeado de quatro figuras femininas simbólicas - a Justiça, a Sabedoria, a Força e a Moderação - qualidades atribuídas ao monarca português.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!