Monumento Natural da Caldeira Velha

Ribeira Grande - Ribeira Grande

Informação

O Monumento Natural da Caldeira Velha localiza-se na vertente norte da serra de Água de Pau, na periferia da reserva Natural da Lagoa do Fogo.
A Caldeira Velha, caraterizado pelo seu ambiente exótico, ocupa uma área de relevo acidentado, profundamente encaixada num vale de falha, de orientação geral nor-noroeste/su-sudeste, rodeada por enormes escarpa.
Apresenta um conjunto de manifestações de vulcanismo secundário como um campo fumarólico e uma nascente de água que ascende de um aquífero termal aquecido profundo, aquecido pelo calor interno do Vulcão de Água de Pau.

As Águas da Caldeira Velha são sulfatadas-aluminicas, com temperaturas de emergência na ordem dos 35ºC, atingindo valores mais baixo ao longo da ribeira, sendo que , na represa, junto á cascata, os valores são na ordem dos 25º-30ºC, o que convida os visitantes para um relaxante banho.

Apesar de profundamente alteradad no que diz respeito à vegetação onde predominam os Fetos Arbóreos, a Acácia, o Incenso e a Conteira, é possivel observar alguns exemplares de flora nativa açoriana como a Urze, a Malforada, o Azevinho, a Hera, a Faia-da-Terra, o Queiró, o Feto-Rela, o Folhado, o Tamujo, a Uva-da-Serra, Cardamine e o Musgão.

Relativamente à avifauna podemos observar o Milhafre, o Tentilhão, a Álveola, a Estrelinha e o Meio-negro. Nas águas da ribeira é possivel observar a Rã.


Ver Mais

Mapa

Avaliação

7.0Bom83 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma