Murtosa

Murtosa - Murtosa

Informação

MURTOSA. CORAÇÃO DA RIA, PÁTRIA DO MOLICEIRO

Situado no coração afetivo e geográfico da Ria de Aveiro, numa área de grande riqueza paisagística e ambiental, o Município da Murtosa possui uma ancestral relação com a água, bem patente naquelas que foram, e continuam a ser, as principais atividades económicas do concelho: a Agricultura e a Pesca.
Expoente máximo desta relação anfíbia é o barco moliceiro, provavelmente a mais bela embarcação do mundo, que tem na Murtosa a sua pátria. Passear tranquilamente, em Ria aberta, num moliceiro tradicional, à vela, guiado por gentes que conhecem a laguna como a palma das suas mãos é uma experiência marcante e inesquecível.
Aqui encontramos a maior densidade de cais e ancoradouros da Ria de Aveiro, testemunhos de um tempo em que a laguna era a verdadeira via de comunicação entre os territórios ribeirinhos e a Murtosa era um dos principais entrepostos comerciais da região. 
Num concelho com mais de 82% do território inserido na zona de proteção especial da Ria de Aveiro, aqui a biodiversidade lagunar mostra-se, em cada recanto, em todo o seu esplendor, tornando-o numa verdadeira meca para os observadores de aves.
Estamos no Município mais plano de Portugal e, como tal, o convite é irresistível: deixar o carro para trás e percorrer, a pé ou de bicicleta, os belíssimos trilhos que, ao longo de dezenas de quilómetros, bordejam a Ria e atravessam a imensidão dos campos agrícolas. E nem precisa de trazer a sua bicicleta: o Município disponibiliza-as gratuitamente nos centros de educação ambiental, nos postos de turismos e nas unidades hoteleiras.
Entre a Ria e o Mar, a Murtosa oferece uma panóplia de zonas balneares de reconhecida qualidade, com bandeira azul, da praia oceânica da Torreira, com o seu extenso areal, onde ainda se pratica a Arte Xávega, às praias estuarinas, de ria, do Bico e do Monte Branco.
Falar da Murtosa é falar de uma gastronomia rica e marcante, onde a enguia, frita ou em caldeirada, tem merecido destaque. E por falar em enguia, a COMUR-Museu Municipal da Murtosa é de visita obrigatória, assim como o Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco, o Museu Etnográfico da Murtosa e a Casa-Museu Custódio Prato, lugares plenos de história e de identidade.
Nenhuma incursão pela Murtosa fica completa sem uma referência à Romaria de São Paio da Torreira, a maior e mais afamada festa da região lagunar, que junta, anualmente, milhares de pessoas em clima de celebração.

Locais a Visitar:
Praia da Torreira, Praia do Monte Branco, Praia do Bico, Cais do Bico, Ribeira de Pardelhas, Cais da Béstida, Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco, COMUR-Museu Municipal da Murtosa, Casa-Museu Custódio Prato.

Mapa

Avaliação

9.5

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma