Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

Sintra

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

Sintra (Concelho)

Descrição

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas situa-se na pitoresca freguesia de Odrinhas, concelho de Sintra, entre a luxuriante Serra de Sintra e o imenso Oceano Atlântico.

O Museu remonta a meados do século XVI, quando alguns eruditos começaram a juntar na Ermida local, vestígios Romanos oriundos dos muitos campos em redor.
A riqueza do espólio reunido denotou uma forte presença Romana na região, criando-se em 1955 o projecto de um espaço museológico para o albergar, preservar e divulgar.
Mais recentemente todo o espaço foi restaurado, ampliado e melhorado, albergando o espólio do antigo museu, uma biblioteca especializada, um auditório, vários gabinetes de estudo, serviços de restauro e muitas actividades e áreas pedagógicas e de lazer.

O Museu especializa-se hoje em duas áreas especiais: a Secção Epigráfica, abrangendo mais de dois milénios, desde a época etrusca à Idade Moderna, e a Secção Arqueológica, que reúne muitos milhares de peças exumadas nas numerosas estações arqueológicas do Termo de Sintra, desde o Paleolítico Médio ao século XVIII.

Parte integrante do percurso museológico, as ruínas de uma villa romana e a igreja medieval de São Miguel, são importantes pontos de visita que demonstram a importância arqueológica e histórica deste lugar que vale a pena conhecer.

As ruínas de Odrinhas estão classificadas como Imóvel de Interesse Público desde 1950.



Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
museusarqueológicosromanosruinaseppigraficaepigrafia