Museu de São Roque - Santa Casa

8.1

Instalado no espaço da antiga Casa Professa da Companhia de Jesus em Lisboa, contíguo à fantástica Igreja de São Roque, em pleno Bairro Alto, no Largo Trindade Coelho, bem no coração da cosmopolita capital Portuguesa.

Aberto ao público em 1905, este é um dos mais ricos e antigos Museus da cidade, tendo recebido importantes obras de restauro e melhoramento recentemente, reabrindo novamente no final de 2008.

Dedicado maioritariamente à riquíssima Arte Sacra, o Museu de São Roque apresenta uma colecção de arte sacra portuguesa ligada à Ermida de São Roque e à influente Companhia de Jesus. A sua colecção é essencialmente constituída por obras de ourivesaria, paramentaria, escultura, pintura e fantásticos relicários, agregando o primoroso acervo da colecção da Capela de São João Baptista, um testemunho inigualável da História da Arte tanto em Portugal como na Europa, com um relevante testemunho de arte Italiana do século XVIII, no decurso do reinado do magnânime D. João V.

O Museu apresenta ainda o interessante núcleo de Arte Oriental, muito influenciado pela presença da Companhia de Jesus pelo Oriente.

A colecção de Arte Sacra do Museu constitui uma das mais completas e ricas do País, competindo com muitas a nível mundial, albergando peças executadas entre o século XVI e o século XX.

O espaço do Museu organiza-se em função do antigo claustro jesuítico seiscentista.
No átrio localiza-se a recepção, a loja com artigos exclusivos e o acesso ao claustro. Ainda no piso térreo o Museu apresenta o espaço de exposição permanente, desenvolvendo-se dois núcleos, o primeiro dedicado à Ermida de São Roque e um segundo dedicado à Companhia de Jesus, que se expande para o piso superior onde se situam também as reservas do Museu e as zonas técnicas.

O Museu de São Roque está devidamente equipado para pessoas com mobilidade reduzida.

Horário:
Abril a setembro
2ª das 14h00 às 19h00
3ª e 4ª das 10h00 às 19h00
5ª das 10h00 às 20h00
6ª a domingo das 10h00 às 19h00
Outubro a março
2ª das 14h00 às 18h00
3ª a domingo das 10h00 às 18h00

Encerra: 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!