8.6

O Museu do Vinho de Biscoitos situa-se na bonita freguesia de Biscoitos, na maravilhosa Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores.
Pertencente à Casa Agrícola Francisco Maria Brum, e por ela fundado em 1990, no seguimento das comemorações do seu centésimo aniversário, o Museu foca o património mais importante da região: a vinha e o seu produto primordial.

De facto, Biscoitos é uma localidade de grande beleza natural, com uma pitoresca arquitectura típica, e uma rica herança vinícola. O topónimo da freguesia poderá provir do basalto preto, a terra derivada da lava seca dos vulcões, que no arquipélago se dá o nome de “biscoito”, por analogia com o pão que levava duas cozeduras a fim de aguentar viagens marítimas.
É exactamente este tipo de solo que permite boas condições para a plantação de Vinhas, produzindo-se aqui o famoso Vinho Verdelho dos Açores que, diz-se, tem antigas tradições já sendo consumido pelos navegadores na época dos Descobrimentos Portugueses.

Este interessante Museu mostra a história do vinho na região e na ilha, e a importância da casta Verdelha ao longo dos séculos, albergando também uma sala dedica à Etnografia da região, com os muitos instrumentos e objectos utilizados ao longo dos tempos. Alberga também a Adega do Vinho Verdelho, a Destilaria, a Sala de provas, a Sala de engarrafamento, a sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, entre outras infra-estruturas de grande interesse.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!