5.8

Constituído por um conjunto de três antigas casas de botes baleeiros do séc. XIX, o interessante Museu dos Baleeiros demonstra a importância da actividade Baleeira na Ilha do Pico.

A tradição Baleeira da Ilha provirá do século XVIII, quando chegaram os Americanos que induziram à caça ao cachalote, actividade essa que veio a ser um dos principais sustentos da Ilha, a par da produção dos mais variados produtos derivados de cetáceos.

Inaugurado em 1988, o Museu dos Baleeiros, em conjunto com o Museu da Indústria Baleeira, é único na Europa, demonstrando a importância e dificuldades desta actividade às gerações vindouras, mantendo um tão importante Património preservado.

A exposição permanente oferece cinco núcleos principais: o do Bote Baleeiro Açoriano, o da Tenda de Ferreiro, o da Construção Naval, o da Arte Baleeira e o do Baleeiro em Terra.
O Museu conta ainda com os serviços de uma Biblioteca/Centro de Documentação especializada, um pequeno Auditório, Serviços Pedagógicos e organização de actividades.

mais informações: http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/Museu+do+Pico

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!