Museu dos Baleeiros

Informação
Constituído por um conjunto de três antigas casas de botes baleeiros do séc. XIX, o interessante Museu dos Baleeiros demonstra a importância da actividade Baleeira na Ilha do Pico.
A tradição Baleeira da Ilha provirá do século XVIII, quando chegaram os Americanos que induziram à caça ao cachalote, actividade essa que veio a ser um dos principais sustentos da Ilha, a par da produção dos mais variados produtos derivados de cetáceos.
Inaugurado em 1988, o Museu dos Baleeiros, em conjunto com o Museu da Indústria Baleeira, é único na Europa, demonstrando a importância e dificuldades desta actividade às gerações vindouras, mantendo um tão importante Património preservado.
A exposição permanente oferece cinco núcleos principais: o do Bote Baleeiro Açoriano, o da Tenda de Ferreiro, o da Construção Naval, o da Arte Baleeira e o do Baleeiro em Terra.
Enquadrado na categoria de Museu Regional, o Museu do Pico reúne as extensões do Museu dos Baleeiros, na vila das Lajes, do Museu da Indústria Baleeira, na vila de São Roque, e do Museu do Vinho, na vila da Madalena.
Horário de Verão (01 de abril a 30 de setembro)
3ª a Domingo: 10h00 - 17h30
Encerrado à 2ª feira
Horário de Inverno (01 de outubro a 31 de março)
3ª a Domingo: 09h30 - 17h00
Encerrado à 2ª feira
mais informações: http://www.museu-pico.azores.gov.pt/museu/