Museu e Villa Romana do Rabaçal
Informação
Embora não exista nenhum documento que sustente o porquê ou a origem do nome deste local, a povoação atribuíu por si própria o nome de Villa Romana do Rabaçal.
Constituindo o Museu tripartido, temos o espaço-museu, onde é possivel visionar os achados, livros e documentos. A estação arqueológica da Villa data do Séc. IV d.C. local este onde foram encontradas a “pars urbana” (Residêncida Senhorial), a “pars resutica” (casa da lavoura), as nascentes e os sistemas elevatórios de água. Por fim, a complementar toda a riqueza aqui armazenada, pode disfrutar de uma vista panorâmica do Miradouro de Chanca.
Com as investigações arqueológicas que tiveram inicio em 1984, foi possivel encontrar variados motivos figurativos dos mosaicos, tal como estações do ano, figura feminina sentada, quadriga ou inclusive algumas composições geométricas e vegetalistas, as quais não têm par em Portugal. O que permitiu criar a cronlogia da Villa foi essencialmente a coleção de dezenas de moedas ali descobertas, que datam de períodos do séc. IV d.C.
Horário do Museu
3.ª a Domingo, 11:00-13:00 e 14:00-18:00
Encerrado ao público à 2.ª feira e feriados (1 de Janeiro, Sexta-feira Santa, Domingo de Páscoa, e 25 de Dezembro)