7.9

Nelas é uma bonita vila, sede de concelho, localizada na fértil região de Dão-Lafões, famosa pela sua feição vitivinícola.

Desde cedo Nelas se desenvolveu dado a sua importante localização geográfica, num cruzamento de caminhos em vários sentidos, ligando ao litoral, a Viseu e às Serra da Estrela e do Caramulo, desenvolvendo-se ainda mais com a construção dos caminhos de ferro da linha da Beira Alta, levando ao progresso industrial que se verificou grandemente no século XX.

Este é um local de franca beleza natural, entre os rios Dão e Mondego, de vegetação luxuriante, por entre monte, vales e extensos pinhais, com paisagens únicas que marcam a produção dos famosos vinhos do Dão, que tanto contribuíram para o desenvolvimento da região.

Exemplo da importância agrícola e vitivinícola de Nelas, são as muitas casas senhoriais e brasonadas, numa arquitectura nobre utilizando materiais locais como o granito, pertença das nobres famílias que fizeram da fertilidade dos solos a sua máxima riqueza, como são exemplo a Casa dos Tavares, a dos Rosados, o Solar do Largo General José Tavares ou a bonita Quinta da Agueira, entre outras.

Bem famosa é a Capela de Nossa Senhora da Tosse, dizendo-se que outrora esta capela estaria localizada na margem direita do fantástico rio Mondego, contudo sempre sofrendo com as constantes enchentes deste rio de grande caudal. Então, num esforço das populações em honra e devoção, foi transladada pedra por pedra para o Nelas, no Folhadal.
Igualmente dignos de registo são a Igreja Matriz de Nelas, o Pelourinho datado de 1937, a Estação de Caminhos de Ferro que marca a história da vila, e apresenta interessantes Painéis de Azulejos, retratando cenas da vida rural, nomeadamente a importância da indústria vinícola do Dão, ou mesmo o interessante Parque Ecológico Quinta da Cerca.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!