10.0

 É uma das mais antigas e bonitas Aldeias de Portugal com uma História rica, com um auge assinalável em plena Idade Média. Podendo existir vestígios de uma Pré-História distante, estão, no entanto, já inventariados restos de povoados do Calcolítico a Bronze.
Do período de ocupação romana restam ainda duas inscrições na rocha granítica, uma junto ao Castelo, no caminho do Areal, onde se cita a gens que fez a estrada Romana; outra no lugar da Telheira, onde ficou registado o nome do proprietário.
Vários outros lugares com vestígios da «época dos Imperadores» encontram-se espalhados pela área, sobressaindo os lagares e lagaretas, no Morgado, no Arnozelo e outros lugares.
Actualmente em Numão, mantêm-se ainda algumas casas de granito, com saliência para as casas com traça de arquitectura «Judaica».
Na Arquitectura Religiosa, saliente-se a Igreja Matriz dos séculos XVI-XVII e de traça românica, a Capela de Santa Teresa datada de 1710, a Capela de Santa Eufémia, do século XVI, recentemente descaracterizada.
Não deixe de visitar o Castelo e a área em torno dele onde existe uma Necrópole com sepulturas cavadas na rocha, junto às ruínas da antiga Capela (ou igreja) de S. Pedro.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!